Roda de conversa em comemoração ao Dia Estadual da Favela está disponível no YouTube da DPMG

Por Assessoria de Comunicação em 5 de novembro de 2021

Já está disponível no canal da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) no YouTube (c/defensoriamineira) a roda de conversa em comemoração ao Dia Estadual da Favela, promovida pela Instituição, por meio de sua Escola Superior (Esdep-MG).

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (4/11) e contou com apresentação da defensora pública Cleide Nepomuceno, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais.

Participaram também como convidados a líder comunitária no conjunto Taquaril/BH e militante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia em Minas Gerais, Edneia Aparecida de Souza; e o arte educador, mobilizador social, presidente municipal do Fórum do Hip Hop de Belo Horizonte e nacional da organização cultural “Nação Hip Hop Brasil”, Fred Negro F.

Durante o bate-papo, em que os participantes debateram se há o que comemorar no Dia Estadual da Favela, a defensora pública falou sobre direito à moradia e regularização fundiária.

Observando que a data “não é um dia para se comemorar, mas sim para lembrar que nossa luta deve ser fortalecida”, Edneia Aparecida enfatizou a falta de uma política nacional que garanta a moradia como um todo, que seja vinculada aos direitos básicos de sobrevivência.

Fred Negro F. falou sobre seu trabalho voltado para as políticas culturais e chamou a atenção para a favelização da população e para a invisibilidade dos favelados. Ressaltou a importância de encontros, fóruns e debates “para que as pessoas entendam que têm direitos e que água, saneamento e luz, entre outros, não são favor dos governos”.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS