Defensoria Pública participa de cerimônia de anúncio da expansão do Ensino Médio em Tempo Integral na rede estadual

Por Assessoria de Comunicação em 27 de outubro de 2021

O defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, foi representado pela chefe de Gabinete, defensora pública Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, na cerimônia “Construindo seu futuro – Expansão do Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais”, promovida pelo Governo de Minas Gerais nesta quarta-feira (27/10).

A chefe de Gabinete Raquel Dias (3ª à direita) representou o DPG – Fotos: Marcelo Sant’Anna / DPMG

Durante o evento, o governador Romeu Zema anunciou o aumento da oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). A partir do próximo ano serão 210 novas escolas, que se juntam às atuais 391 unidades que já disponibilizam o EMTI, chegando ao total de 601 escolas de EMTI em 2022.

A cerimônia aconteceu no Auditório JK, na Cidade Administrativa, e contou com a participação da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, diretores de escolas e parceiros na implementação do programa em Minas Gerais.

Na ocasião, também foi lançado o livro “Ensino Médio Integral Profissional de Minas Gerais – Construção de política inovadora com rede de parceiros”.

Destacando os avanços alcançados pelo seu governo na área da educação, Romeu Zema afirmou que a expansão do ensino em tempo integral propicia “um futuro melhor para os alunos, aumentando as chances de conseguir um emprego, de passar em um vestibular”.

Governador Romeu Zema em seu pronunciamento

Segundo a secretária de Educação, Julia Sant’Anna, o número de escolas que agora passam a atender em tempo integral e o número de vagas disponibilizadas foram multiplicados em oito vezes após o início da atual gestão estadual. Ela também ressaltou que as escolas estão mais preparadas, com mais conforto e segurança para professores e estudantes.

Programa

O programa tem o compromisso de promover a formação integral e inclusão social dos adolescentes e jovens.

A política da Educação Integral em Minas Gerais foi elaborada de forma sistêmica, articulando os conteúdos acadêmicos aos conteúdos técnicos e do mundo do trabalho, dando ao estudante um leque de opções após o encerramento do seu percurso.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, vem investindo na ampliação da Educação Integral no Ensino Médio. De 77 unidades em 2019, saltou para 391 em 2021, chegando ao total de 601 escolas de EMTI em 2022, das quais 149 oferecem a modalidade Profissional.

No próximo ano serão 210 novas escolas estaduais a disponibilizar esse tipo de ensino. Elas estão localizadas em 166 municípios mineiros, dos quais 126 terão, pela primeira vez, pelo menos uma unidade de ensino da rede estadual, que conta com a iniciativa. Das novas escolas, 51 vão oferecer o EMTI Profissional e 159 o EMTI Regular.

Livro

O livro “Ensino Médio Integral Profissional de Minas Gerais – Construção de política inovadora com rede de parceiros” é uma publicação que conta um pouco da trajetória de reestruturação e a expansão do EMTI nas escolas da rede estadual de Minas Gerais.

Raquel Dias cumprimenta as autoridades presentes

Fonte: Ascom/DPMG, com informações da Agência Minas

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS