Defensoria Pública de Minas realiza atendimentos e inspeção na Penitenciária de Francisco Sá

Por Assessoria de Comunicação em 31 de maio de 2021

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) realizou atendimentos e inspeção na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá. A atuação aconteceu na sexta-feira (28/5) e foi feita pelos defensores públicos Lucas Nunes, em atuação no Tribunal do Júri de Montes Claros, e João Victor Muruci, da área de Execução Penal de Francisco Sá.

Por conta do agravamento da Covid-19, os atendimentos presenciais na unidade prisional estão suspensos, mas continuam sendo realizados de forma virtual e, quando emergencial, de forma presencial.

Na unidade, os defensores inspecionaram os pavilhões, a lavanderia, o refeitório e o setor de atendimento social. Devido à ausência de médico permanente, em razão de licença maternidade, a unidade firmou convênio com o município para que seja realizada a visita semanal de um médico.

Foram discutidas, ainda, questões envolvendo o gargalo das visitas virtuais, uma reclamação constante dos sentenciados e dos seus familiares. Nesse sentido, se identificou a necessidade de oferecer novos equipamentos de comunicação que permitam aumento da capacidade do contato virtual.

O defensor público João Victor Muruci ressaltou o êxito do projeto que proporciona trabalho aos detentos, que vêm confeccionando seus próprios uniformes e máscaras de proteção.

Já o defensor público Lucas Nunes destacou o empenho que os policiais penais vêm demostrando para o enfrentamento da pandemia. “O protocolo implementado pela direção da unidade, com o isolamento para casos suspeitos e confirmados de Covid, tem sido de suma importância para a diminuição dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus”, ressaltou.

Os defensores públicos foram recebidos pelo diretor geral da Penitenciária, Antônio José Costa Neto, que os acompanhou durante a visita às instalações da unidade.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS