Defensoria Pública de Minas Gerais finaliza 6º Curso de Formação Inicial dos defensores públicos recém-empossados

Por Assessoria de Comunicação em 18 de dezembro de 2020

Nesta sexta-feira (18/12), aconteceu o encerramento do 6º Curso de Formação Inicial das novas defensoras e defensores públicos aprovados no VIII Concurso de Provas e Títulos para ingresso na carreira da Defensoria Pública de Minas Gerais.

Promovido por meio da Escola Superior (Esdep MG), o curso foi organizado para oportunizar às novas defensoras e defensores públicos contato com as mais diferentes frentes de atuação da DPMG e teve início em 3 de novembro.

O encontro do encerramento aconteceu de forma virtual, com a participação da chefe de Gabinete, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; do corregedor-geral Galeno Gomes Siqueira; de assessores da Defensoria-Geral e da Corregedoria-Geral; e da diretora da Esdep, Neusa Guilhermina Lara.

Ao abrir os trabalhos, o corregedor-geral, Galeno Gomes Siqueira, destacou a qualidade do 6º Curso de Formação, que apontou aspectos práticos do dia a dia e da dinâmica do funcionamento da Defensoria Pública.

Salientando o viés preventivo e pedagógico da Corregedoria-Geral, Galeno Siqueira reforçou o apoio do órgão às novas defensoras e defensores públicos, especialmente durante o período do estágio probatório.

A beleza da carreira e a importância da sensibilidade e da dedicação dos defensores públicos foram observadas pelo corregedor-geral. ”Precisamos nos perguntar que tipo de defensor queremos ser. Aqui estendemos o tapete vermelho ao povo humilde, aqui atendemos nas praças, nos morros, fazemos júri, atendemos dezenas de pessoas por dia, acordamos cedo, dormimos tarde, sofremos com a dor do assistido, canalizamos todas as nossas energias em sua direção”, afirmou.

Corregedor-geral da DPMG, Galeno Gomes Siqueira

Legenda: Corregedor-geral da DPMG, Galeno Gomes Siqueira

Os assessores da Corregedoria-Geral, Ana Cláudia Almeida Costa Leroy, Frederico de Sousa Saraiva, Marina Buck Carvalho Sampaio, Guilherme Lisboa Tambasco e Marco Túlio Frutuoso Xavier, parabenizaram os novos colegas pelo envolvimento e competência técnica demonstrados e desejaram sucesso e felicidade na atuação de cada um deles.

A diretora da Esdep, Neusa Guilhermina Lara, manifestou sua alegria em participar da organização do curso e fez votos que as novas defensoras e defensores públicos “não se acomodem, mesmo diante da difícil realidade que vão encontrar”.

Representando o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, e a subdefensora-geral, Marina Lage Pessoa da Costa, a chefe de Gabinete, Raquel Gomes, parabenizou os novos defensores “pelo brilhantismo, dedicação, empenho, bons resultados nos júris, desempenho eficiente nas peças e cuidado com os assistidos”.

Raquel Gomes salientou o objetivo comum de todos os defensores, de “construir uma instituição cada vez melhor para nossos assistidos”, deu as boas-vindas aos novos colegas “à prática como defensores públicos” e reforçou a disponibilidade e apoio da Defensoria-Geral aos novos membros da Instituição.

Também os assessores da Defensoria Pública-Geral, Gustavo Gonçalves Martinho, Letícia Fonseca Cunha, Cláudio Miranda Pagano e Nikolas Stefany Macedo Katopodis, ressaltaram a qualidade e inovação do 6º Curso de Formação e a competência e dedicação dos novos colegas durante a capacitação. Os assessores desejaram sucesso e felicidade para os novos colegas e colocaram a Defensoria-Geral e a Subdefensoria-Geral à disposição.

Alessandra Amaral/Jornalista DPMG

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS