Defensoria Pública de Minas dá início ao 11º Curso de Formação Inicial da nova turma de empossados do VIII concurso

Por Assessoria de Comunicação em 31 de janeiro de 2022

A Defensoria Pública de Minas Gerais abriu nesta segunda-feira (31/1) o 11º Curso de Formação Inicial – da sexta turma das defensoras e do defensor público aprovados no VIII Concurso de provas e títulos para ingresso na carreira da Instituição e empossados no último dia 28 de janeiro.

O curso é oferecido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep-MG). Participam as defensoras públicas Amanda Alves Buere Serafim, Janine Laís Moratelli e Larissa Vieira Jadjiski e o defensor Bruno Demétrio da Luz Tofanelli.

As atividades foram abertas pela chefe de Gabinete da DPMG, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, que deu boas-vindas aos participantes e apresentou, de forma geral, as atribuições da Chefia de Gabinete, como atuação administrativa, comunicação e agenda institucional.

Raquel Gomes enfatizou o perfil diferenciado da Defensoria Pública, abordando sua vocação de interlocução com demais instituições. “Hoje vemos que muitas das nossas ações estratégicas possibilitam mudanças significativas para uma grande parcela da sociedade e para a construção de uma política pública melhor”.

Ela abordou a atuação administrativa e extrajudicial da DPMG, passando pelo atendimento às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Brumadinho, pela participação no Comitê Extraordinário Covid-19 e por atuações voltadas para minimizar impactos da pandemia, relacionadas à saúde, educação, transporte público, entre outras.

Defensora Raquel Gomes e a 6ª turma de empossados do VIII Concurso para ingresso na carreira – Foto: Isabel Daher/DPMG

Programação

O 11º Curso de Formação Inicial continua até o dia 25 de fevereiro de 2022. Na programação estão previstas apresentações da Subdefensoria Pública-Geral, Assessorias da Defensoria-Geral, Corregedoria-Geral, Conselho Superior, defensoras e defensores públicos orientadores, Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias, Superintendências, Associação de Classe e da Assessoria Militar da DPMG, além de representantes de outras instituições, como Poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.

O curso contempla também temas e aspectos técnicos, como atuação no júri, processos eletrônicos, entre outros, além de práticas supervisionadas.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS