Defensoras e defensores públicos fazem treinamento sobre Planejamento Estratégico numa parceria com a Polícia Militar

Por Assessoria de Comunicação em 18 de março de 2022

Defensoras e defensores públicos participaram nestas quarta e quinta-feiras (16 e 17/3) de treinamento sobre “Planejamento Estratégico”, numa parceria da Defensoria Pública de Minas (DPMG) com a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da Escola Superior (Esdep-MG). O curso foi ministrado pelo tenente coronel Ralfe Veiga de Oliveira e pelo capitão João Paulo Fiúza da Silva.

No primeiro dia, conduzido pelo tenente coronel Ralfe, foram discutidos o pensamento estratégico e a importância do planejamento estratégico nas organizações públicas. O conteúdo levantou o questionamento do que seria gerenciar, partindo da evolução do planejamento nas organizações, perpassando pelo planejamento estratégico e gestão estratégica. Foram apresentados conceitos, argumentos e vídeos ilustrativos.

No segundo dia de curso o tema proposto pelo capitão Fiúza foi a construção, implementação e monitoramento do Plano Estratégico em uma instituição. Foram abordadas a elaboração do referencial estratégico baseado em missão, visão e valores, e a análise SWOT em meio a políticas e diretrizes estratégicas, assim como formulação de objetivos e construção de indicadores e metas.

Os participantes foram convidados a realizar atividades em grupo, utilizando ferramenta de edição colaborativa, aplicando os conceitos aprendidos no âmbito da Defensoria Pública. Ao final, manifestaram a importância do conhecimento adquirido em relação conteúdo, abordagem e atividades propostas.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS